atrair clientes em tempos de crise

Já é sabido que neste e no próximo ano, pelo menos, o Brasil enfrentará uma crise severa, com encolhimento do seu PIB. Isso significa que, na média, as empresas vão vender menos do que em 2014.

 Mas apesar desta perspetiva algumas medidas podem e devem ser adotadas para enfrentar os tempos difíceis. Veja a seguir o que fazer para reter clientes atuais, conquistar os da concorrência e não desperdiçar oportunidades de negocio.

 

1 – Conheça o cliente

Você precisa saber muito bem quem compra os seus produtos: conhecer a idade, o sexo, hábitos, frequência de compras, profissão, local de trabalho; saber onde a pessoa mora, se compra de outros concorrentes, enfim; essa informação é importante para traçar estrategias de marketing e evitar cair em erros muito comuns de pequenos empresários.

2 – Ações de marketing

Com um bom conhecimento do perfil de seu cliente e seus gostos, você pode e deve investir em novas tecnologias, estas quando articuladas com mídias convencionais como revistas e jornais podem fazer a diferença.

As mídias eletrônicas tem um custo vs beneficio muito interessante dão uma visibilidade a seu negocio que vai muito alem do espaço físico e geográfico onde este está implantado, assim:

  • Tenha um site para sua empresa;
    Em pleno seculo 21 uma empresa não ter um site institucional é uma verdadeira contradição em relação aos objetivos de qualquer empresario, o site é a cara de sua empresa no mundo, potenciais clientes de outros estados e/ou países estarão vendo o que é sua empresa e o que vende. Atenção não estou falando que a chave do sucesso do empresario é ter um site para sua empresa, não será dessa forma que terá fila de clientes no dia seguinte a porta de sua loja ou encomendas de seus produtos.

  • Utilize as redes sociais como um canal de divulgação extra;
    Não podemos ignorar o potencial das redes sociais para a economia moderna, são muito populares e a relação entre o alcance e custo é também muito interessante, no entanto, empresas que pretendem transmitir profissionalismo e seriedade não apostam exclusivamente toda a sua presença na web nestas ferramentas.
    A “sua pagina” do facebook, twitter ou qualquer outra rede social, na realidade não é sua, ela está presente numa estrutura que hospeda milhões de outras paginas e que é propriedade de grandes empresas estrangeiras.

  • Divulgue suas promoções e novidades.
    Divulgue seus lançamento, promoções, liquidações etc. Não caia no erro da publicidade meramente institucional, lojas como a sua tem dezenas na sua cidade, mas com a promoção, novidade ou serviço especifico só a sua tem...é nisso que você deve apostar.

3 – Mix de produtos

Ter uma vasta opção de produtos a disposição do cliente é quase sempre uma boa aposta mas é preciso ter atenção para não cair na armadilha de empatar capital em artigos com baixo fluxo de venda e não poder investir em produtos mais vendidos e que geram mais fluxo de caixa, mesmo que estes possam não ter a mesma margem de lucro.

Em tempos de crise como o que estamos a travesar é importante fazer um bom planejamento de estoques e articulação entre marketing, e analise financeira.

Um bom planejamento de vendas, conhecimento do cliente, boas ações de marketing e cuidados redobrados com o que são os verdadeiros custos de sua empresa, certamente o ajudarão a passar por estes momentos conturbados.

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