66% dos brasileiros planejam
driblar a crise

 
Dois terços dos brasileiros (66%) querem abrir a própria empresa desejando assim ter mais liberdade e autonomia.

Mais de metade dos brasileiros planejam driblar a crise buscando mais liberdade e autonomia financeira na abertura de negócio próprio

 

Dois terços dos brasileiros (66%) querem abrir a própria empresa desejando assim ter mais liberdade e autonomia. Este é o resultado de uma pesquisa realizada pela MindMiners, encomendada pelo PayPal, que fez um raio X do empreendedorismo no Brasil

O resultado desta pesquisa, divulgado nesta terça-feira (31/10), foi realizado entre 31 de agosto e 11 de setembro de 2017, e contou com a participação de 300 homens e mulheres para os quais seu sonho é serem empreendedores.

Segundo os dados revelados pela pesquisa, 20% dos futuro empreendedores querem criar uma empresa de tecnologia. Sendo que 51% dos entrevistados pensam em um negócio multicanal, pois querem abrir uma loja física e online.

Apesar disso, 64% ainda não buscaram ajuda para iniciar a empresa. A falta de capital foi apontada por 49% dos entrevistados como um dos maiores entraves na tomada de decisão para iniciar o negócio.

Empreendedores atuais

A pesquisa também avaliou as motivações e características de empresários que já estão com a empresa operando. O modelo de negócio escolhido pela maioria deles é o B2C (34%), que vende diretamente ao consumidor final, seguido por 24% que vendem para o varejo e 8% para marketplaces.

Em relação ao investimento no negócio, os dados mostram que 39% das pessoas afirmam ter colocado pelo menos R$ 10 mil do próprio bolso na empresa e que 19% dos entrevistados juram que não investiram nada. Quem precisou buscar um sócio, encontrou ajuda com familiares (51%) e amigos (29%).

Características em comum

Assim como quem sonha em abrir uma empresa, quem já começou o negócio tem se interessado pelo conceito de multicanal, cerca de 42% dos entrevistados afirmam ter loja física e online.

Outro ponto em comum é que 57% dos empresários afirmaram que viam a empresa própria como a chance de ter mais liberdade e autonomia.

Gustavo Carrer, Consultor sênior Sebrae, diz que os resultados da pesquisa indicam uma transformação no perfil do empreendedor brasileiro, pessoas que atendia há 20 anos tinham dúvidas muito mais básicas do que os empresários de hoje. Isto mostra um amadurecimento por parte dos empreendedores.

 

Fontes: revistapegn.globo.com

FacebookTwitterGoogle BookmarksLinkedin